Dicas de Viagem

Saiba mais como ter uma viagem fantástica a bordo dos carros da Sudoeste Transportes.

Dicas para quem vai pegar a estrada:
  • • Adquira sua passagem com antecedência, evite filas!
  • • Evite o excesso de comida e bebida antes da viagem.
  • • Procure saber o clima do lugar de destino, programe-se!
  • • Mantenha documentos guardados em sua bagagem de mão.
  • • Identifique sua bagagem para evitar algum inconveniente.
Dicas para uma boa viagem:
Roupas
Dispense o uso de roupas formais, escolha trajes leves e confortáveis. Dê preferência aos tecidos que não impeçam a transpiração natural, como o algodão. Use sapatos ou tênis amaciados, que não apertem os pés.
Alimentação
Antes de viajar, evite os excessos, as comidas gordurosas e a ingestão de alimentos com os quais não está habituado. Mantenha seu corpo hidratado, bebendo água ou suco durante o trajeto – mas não tome bebidas alcoólicas!
Medicamentos
Se usar medicamentos, deve leva-lo na viagem e deixar sempre em lugar de fácil acesso, caso necessite usá-lo durante a viagem. Não abuse de sedativos para dormir no ônibus – eles diminuem os reflexos e podem fazer você se machucar ou até mesmo passar do seu ponto de parada.
Clima
Antes de viajar, procure saber sobre o clima do lugar de destino, assim é possível programar melhor sua viagem.
Aparelhos Sonoros
Aparelhos de som precisam ser evitados, a menos que sejam utilizados com fone de ouvido, de forma a não perturbar os demais passageiros.
Segurança
Fique atento a sua segurança, documentos pessoais e valores devem ser guardados em sua bagagem de mão.
Bagagem
Identifique sua mala por dentro e por fora com telefone de contato, endereço e nome, isso facilitará caso ocorra algum inconveniente.
ATENÇÃO
Comunique ao motorista qualquer problema ou mal-estar que esteja prejudicando a sua viagem.

Os serviços de transporte coletivo rodoviário são de interesse público e, por razão, as empresas prestadoras devem atender as exigências e procedimentos determinados pelo poder Público. São obrigações das Empresas de ônibus rodoviários intermunicipais:

Apresentar veículos em boas condições de segurança, manutenção, conforto e higiene;

Respeitar os horários de partida e intervalo entre viagens;

Respeitar os itinerários estabelecidos;

Garantir bagagens protegidas contra danos e extravios;

Providenciar a identificação e utilização de uniformes pelos funcionários;

A realização de paradas de pelo menos 20 minutos a cada 170 quilômetros percorridos, em locais adequados, garantindo o descanso, higiene e alimentação dos passageiros e motoristas;

Fornecer informações por meio de vídeo ou funcionário, no início de cada viagem, a respeito das condições de segurança (saídas de emergência, extintores, necessidade do uso de cinto de segurança, proibição de viajar em pé, utilizar bebida alcoólica, fumar e evitar conversar com o motorista ao volante), bem como deixar à disposição em cada poltrona um folheto com estes avisos;

Fornecer informações por meio de vídeo ou funcionário, no início de cada viagem, a respeito das condições da viagem (nome do motorista e auxiliar, tempo de viagem, paradas programadas, horário de chegada.