Diferenças e vantagens do frete CIF e FOB

Postado há 1 ano em Sudoeste Transportes
Você provavelmente já ouviu falar neles antes, mas você realmente sabe quais as diferenças e vantagens do frete CIF e FOB? Leia para saber!

Você saberia dizer quem é o responsável pelos riscos e despesas decorrentes do transporte de uma mercadoria? E em que momento ela deixa de ser responsabilidade do vendedor para se tornar responsabilidade do comprador? O tipo de frete escolhido durante a negociação comercial responde a essas questões.  Para isso, é importante conhecer as modalidades de frete CIF e FOB, suas diferenças e vantagens em relação a cada tipo de negócio. Continue a leitura!

O que é frete CIF

Frete CIF e frete FOB são Termos Internacionais de Comércio, ou Incoterms, que foram incorporados no glossário do transporte rodoviário. Eles estipulam quem é o responsável pelas mercadorias adquiridas durante o trânsito, se comprador ou vendedor. O CIF, da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight, especifica que as despesas com a transferência da mercadoria, bem como perdas e avarias são de responsabilidade do vendedor.

Esta é uma modalidade bastante utilizada nos modelos B2C, na qual a relação se dá entre empresa e consumidor. O custo logístico acaba sendo embutido no preço do produto, o que o torna mais caro. No entanto, a experiência de compra acaba sendo mais conveniente para o cliente final.

Entre as vantagens da modalidade CIF, destacam-se a logística facilitada, já que para o consumidor restam apenas as tarefas de escolher o produto e aguardar a entrega. É por isso que o CIF é largamente utilizados pelas empresas de e-commerce, que, por sua vez, devem selecionar seus parceiros logísticos com cautela a fim de reduzir as chances de avaria ou perda de mercadorias.

O que é frete FOB

O frete FOB, do inglês Free On Board, representa a modalidade que isenta o vendedor de responsabilidade no processo de entrega da mercadoria. A escolha da transportadora, inclusive, é feita pelo comprador, que assume todas as despesas recorrentes do processo.

O FOB torna as negociações mais vantajosas entre as partes. De um lado o vendedor encerra seu trabalho logo após a conclusão da venda. De outro, o comprador adquire produtos com melhor custo e ganha autonomia, já que fica livre para escolher a transportadora que melhor lhe atenda em preço, prazo de entrega e qualidade de manuseio. O frete FOB, portanto, se torna a opção mais barata e confiável, apesar de exigir mais tempo e esforço do comprador.

E por ser menos conveniente, são negócios B2B que geralmente utilizam o FOB. Em geral, este tipo de frete é empregado para transporte de matéria-prima ou de lotes de produtos entre fabricantes e distribuidores, por exemplo.

A Sudoeste Transportes é especializada em soluções de transportes e conta com planos empresariais nas modalidades de frete com melhor aderência ao seu modelo de negócio. Agora que você conhece o frete CIF e FOB, suas diferenças e vantagens, que tal conhecer as soluções Sudoeste? Para isso, basta solicitar atendimento a um de nossos consultores diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

Quer receber novidades sobre as melhores práticas do setor logístico e de transportes diretamente em seu e-mail? Então, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Voltar ao Blog