5 boas práticas para melhorar a gestão de estoques da sua empresa

Postado há 2 anos em Sudoeste Transportes
Listamos 5 boas práticas que irão ajudá-lo a otimizar a gestão de estoques da sua empresa, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Uma boa gestão de estoques ajuda as empresas a rastrearem seu inventário desde a compra dos insumos até a venda do produto acabado. O processo permite que você monitore quais e quantos produtos seu negócio dispõe a mão. Além disso, permite identificar tendências que previnam a escassez ou o excesso de estoque, a fim de que suas operações transcorram de forma otimizada. Neste artigo, listamos 5 boas práticas que irão ajudá-lo a melhorar a gestão de estoques da sua empresa.

Utilize a curva ABC para categorizar seu estoque

A curva ABC é uma técnica que consiste em analisar, verificar e caracterizar quais itens devem receber maior atenção a partir de seu grau de importância para a empresa. Em outras palavras, o método identifica os produtos-chave em geração de receita para a empresa, dividindo-os em três classes. 

Na classe A, estão 20% dos bens que representam 80% do valor do estoque. Estes são os itens de maior importância, com demanda valorizada e que são tratados com prioridade. Na classe B, figuram 30% das mercadorias que correspondem a 15% do valor das vendas. Por fim, na classe C, estão 50% do itens estocados que representam 5% do faturamento. 

A curva ABC utiliza indicadores-chave de desempenho como giro do estoque, lucratividade e custo de estoque como base para a análise. O método, portanto, permite que você tome decisões com base em dados, evitando a imobilização do seu capital de giro em estoque parado ou operando com escassez no seu mix de produtos. 

Estabeleça KPIs de estoque 

Em poucas palavras, os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, medem a performance do negócio numa área específica durante um dado período de tempo em direção a uma determinada meta. Eles ajudam a eliminar suposições, fornecendo marcos claros a serem atingidos a cada semana, trimestre ou ano.

Ao escolher KPIs relevantes, você terá os dados necessários para tomar decisões inteligentes e estratégicas para a gestão de estoques do seu negócio. Entre algumas das métricas mais utilizadas nesta área, estão giro de estoque; taxa de pedidos pendentes; tempo de ciclo do pedido; taxa de retorno; precisão de coleta, embalagem e expedição de pedidos, entre outros. 

Otimize seu processo de separação e preparação de pedidos

Separar e preparar os pedidos de seus clientes é um processo que exige agilidade, eficiência e precisão. A seguir, separamos algumas iniciativas que podem ajudá-lo a otimizar essa rotina: 

  • Projete seu armazém de modo que os itens mais vendidos fiquem mais próximos da estação de manuseio e embalagem;
  • Mantenha as áreas bem organizadas, limpas e sem resíduos;
  • Implemente um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) a fim de que os itens retirados sejam listados na ordem em que o operador os encontrará; 
  • Utilize códigos de barras ou RFIDs em cada item do inventário para facilitar a contagem.

Reduza seu estoque

A maioria das empresas têm de 20 a 40% de seu capital de giro atrelado ao estoque. Caso você esteja perto dos 40%, talvez seja hora de estabelecer uma estratégia de redução de estoque. O objetivo é encontrar o ponto ideal do seu inventário, onde você tem níveis de estoque o mais baixos possíveis sem risco de escassez a fim de maximizar o crescimento e a lucratividade da sua empresa.

Busque parceiros compatíveis com seu modelo de negócio

Escolher uma transportadora parceira eficaz irá auxiliar sua empresa a reduzir os custos logísticos do negócio, incluindo o tempo de permanência do produto em estoque. Conhecer a fundo o comportamento do seu estoque ao longo do ano torna mais fácil a escolha de um parceiro compatível com o perfil do seu negócio, permitindo compras menores para manter o estoque em níveis mais enxutos.

A Sudoeste Transportes se mantém em processo de aperfeiçoamento constante para entregar a excelência logística que a sua empresa demanda. Hoje, a empresa dispõe de dois Centros de Distribuição (Curitiba e Guarapuava) que viabilizam a cobertura de 100% dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Além disso, conta com uma frota composta por mais de 100 veículos e uma equipe de aproximadamente 500 colaboradores diretos e indiretos comprometidos com o resultado do seu negócio, de ponta a ponta da cadeia. Para saber mais sobre as soluções da Sudoeste, solicite aqui o contato de um especialista. 

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