Os desafios da logística de autopeças

Postado há 10 meses em Sudoeste Transportes
Nesse conteúdo falamos um pouco sobre o momento atual do setor de autopeças e seus principais desafios relacionados à logística.

O setor de autopeças é bem amplo no Brasil, sempre possuiu grande destaque na produção e está em movimento constantemente. Com nosso grande território e procura por produtos desse segmento, a logística desses materiais possui um grande papel no transporte desses bens.

Nesse conteúdo falamos um pouco sobre o momento atual do setor de autopeças e seus principais desafios relacionados à logística. Confira essas informações abaixo!

O setor de Autopeças no Brasil

Ainda que tenha havido certa paralisação de montadoras de veículos no Brasil no início da pandemia de Covid-19, o setor de autopeças voltou a ter uma expressiva movimentação de mercado nos últimos anos, já que as várias áreas do automotivo também voltaram a crescer.

As empresas de autopeças tiveram crescimento líquido de 92,9% só no primeiro semestre de 2021, conforme dados divulgados pela Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Isso refletiu em um crescimento da movimentação desses bens, ainda mais com o avanço das compras e vendas digitais, que se intensificaram com mais velocidade durante a pandemia, se mantendo mesmo depois dos períodos de quarentena.

A Webshoppers divulgou um relatório explanando o assunto, no qual mostra que no fim de 2020 o ticket médio da área de autopeças cresceu expressivamente.

Nesse cenário, a logística de autopeças teve impacto direto, também se intensificou e precisou aumentar ainda mais sua atenção para os desafios que esses produtos exigem no transporte, seja referente a cuidados específicos com as cargas, seja com os prazos de entrega.

Desafios na logística de autopeças

Considerando esse cenário que citamos acima, empresas que lidam com a logística de autopeças passaram a analisar com mais cautela os desafios para realizar a organização, transporte e armazenagem desses bens, considerando as exigências e urgências do mercado.

Todos os processos são considerados conforme os diferentes tipos de produtos de autopeças, suas características, as empresas consumidoras que precisam do serviço e suas necessidades específicas de prazos.

Para poder atender as demandas e oferecer o melhor serviço possível, o que se observa claramente é a busca por empresas logísticas experientes nesse serviço, contando com uma boa gestão de riscos, seguro de frete, rastreio das mercadorias, monitoramento correto de veículos, dentre outros critérios.

Abaixo citamos os principais desafios na logística de autopeças que essas empresas buscam constante aperfeiçoamento para atender os diferentes negócios pelo país que estão inseridos no setor.

Amplo território geográfico

Um dos desafios da logística de autopeças é o próprio território geográfico do Brasil, onde cabe ao setor logístico rodoviário escoar a produção dessas mercadorias.

Isso se torna um desafio tanto pelo tamanho do país, quanto pela malha viária atual, que, em muitos casos, sofre pela falta de investimentos na infraestrutura.

Isso também é impactado pela ausência de mais portos capazes de realizar movimentações rápidas e ferrovias, que poderiam agilizar todo o processo logístico.

Assim, o desafio mais recorrente é garantir a agilidade na entrega, com as empresas especialistas nesse setor buscando rotas e alternativas para sanar a precariedade das estradas.

Embalagens focadas em autopeças

Outro desafio da logística desse setor é lidar com a alta variedade dos produtos de autopeças, em seus diferentes formatos, pesos, tamanhos e características que exigem cuidados próprios no transporte para evitar possíveis avarias.

Assim, as autopeças exigem embalagens específicas e diferentes das comuns usadas em transportes, criadas para lidar com esses entraves que podem gerar altas perdas.

O processo se inicia na captação dos produtos nas indústrias, devendo então ser levados a áreas de armazenamento, de onde se inicia a responsabilidade das transportadoras que retiram os pedidos e realizam o manuseio até outra empresa que revende as autopeças.

É nesse momento que o cuidado deve ser redobrado, para que as transportadoras aloquem e manuseiem corretamente as embalagens, considerando posicionamento e organização para que a carga chegue ilesa ao destino.

Tamanho dos fretes solicitados

Outro desafio é sobre o tamanho de fretes solicitados, que muitas vezes não são grandes, um detalhe comum já que é normal haver solicitações de pequenas quantidades de peças.

Isso também possui certa relação com a constante atualização tecnológica no desenvolvimento das peças, o que faz com que empresas evitem comprar grandes quantidades do mesmo item, sendo mais vantajoso realizar pedidos menores.

Nesse cenário, não é vantajoso, nem viável, realizar cargas completas em veículos, já que sobra muito espaço de armazenamento. Isso pode resultar em valores de transporte inflados para quem precisa do serviço.

Uma solução para esse desafio que vem sendo cada vez mais usada é o transporte fracionado, onde se agrupam produtos diversos no mesmo veículo, realizando remessas menores. Isso permite que o tempo das entregas seja otimizado e valores do serviço reduzidos, já os diferentes contratantes se ‘cotizam’ para arcar com aquele frete.

Esse modelo é muito usado para a logística de autopeças para garantir a segurança e o cuidado que os produtos exigem no transporte, evitando avarias e atendendo diferentes tipos de clientes, que vão de montadoras a empresas de revenda de autopeças.

Planejamento logístico

Também se observa o desafio de realizar um planejamento logístico de autopeças feito com cuidado para evitar diferentes eventualidades que afetam o serviço prestado, seja no posicionamento das cargas, segurança, determinação das rotas e agilidade no tempo de entrega.

Assim, se torna essencial que o planejamento logístico seja feito com cautela para atender as demandas específicas do setor de autopeças.

Transportadora com experiência em autopeças

Para garantir mais agilidade e segurança na movimentação de produtos de autopeças, driblando os diferentes desafios que existem nesse setor, nada mais indicado do que utilizar o serviço de uma transportadora que possui experiência nisso.

Sudoeste Transportes é uma empresa sediada no Paraná e que já atua fortemente no setor de autopeças, realizando entregas em até 24h ou 48h dependendo da localidade, reduzindo distâncias e cumprindo o papel de movimentar esses produtos com profissionalismo e segurança.

Ela oferece várias vantagens como: frota monitorada via satélite, notificações de entrega, rastreamento online, entregas agendadas, logística reversa, EDI (Eletronic Data Interchange), coletas periódicas, armazenagem segura, Focal Point para atendimento personalizado e muito mais.

Conheça mais sobre a Sudoeste Transportes em seu site para ficar a par de seus serviços e benefícios, ou solicite o suporte a um de nossos consultores diretamente pelo WhatsApp: https://wa.me/558000413223 

Voltar ao Blog