O que é logística de distribuição
Além de fabricar ou comprar produtos e vendê-los, as empresas possuem um fluxo de trabalho integrado com outras áreas essenciais para que os bens cheguem até os clientes.
Essas outras etapas estão inclusas na logística de distribuição, que deve ser feita de maneira otimizada e seguindo vários critérios, garantindo que os clientes sejam realmente beneficiados, sejam fidelizados e para que sua empresa consiga manter sua relevância entre os concorrentes e, consequentemente, aumente as vendas.
Aqui nesse conteúdo vamos explicar tudo sobre o que é logística de distribuição, sua importância, as principais etapas seguidas e como ela pode ser otimizada. Confira!
O que é a logística de distribuição?
A logística de distribuição pode ser definida como todo o percurso que os produtos realizam após serem fabricados, até o momento que são entregues a quem realizou a compra.
Entre esses processos, existem várias operações que acontecem de forma organizada e planejada, garantindo a satisfação dos clientes e permitindo que a empresa seja beneficiada financeiramente.
Abaixo listamos breve as principais etapas que fazem parte da logística de distribuição:
- A empresa recebe pedidos de seus produtos;
- Separação dos bens adquiridos, processo também chamado de “picking";
- Os produtos são embalados;
- É feita a conferência dos produtos que sairão do estoque;
- Análise dos meios de transporte que serão usados;
- Verificação de melhores roteiros de envio;
- Controle sobre cálculos de frete;
- Checagem de indicadores que avaliam critérios para melhorar tempo de entrega;
- Os pedidos saem do estoque, enviados para os compradores ou para centros de distribuição;
- Acompanhamento sobre entregas realizadas.
Existem dois modelos de vendas que podem fazer parte da logística de distribuição: quando existem compradores intermediários, ou seja, uma venda é feita entre empresas (Business to Business) e o envio é feito para outro negócio, ou quando são feitas para clientes finais (Business to Consumer).
Como você pôde ler, o processo envolve diferentes áreas que atuam de forma conjunta e com integração nas atividades para que os objetivos finais sejam alcançados, evitando problemas e construindo estratégias específicas para atender as demandas de venda.
Qual a importância da logística de distribuição?
A logística de distribuição é importante porque está focada em realizar todas as etapas que citamos de forma otimizada para agilizar o processo como um todo, seguindo um fluxo planejado para que o impacto do trabalho seja positivo nas áreas envolvidas.
O objetivo é sempre passar pelas etapas com a maior economia de tempo e de recursos possível, considerando a mão-de-obra envolvida e os melhores procedimentos para garantir a segurança dos produtos da forma mais barata possível.
Para alcançar esses objetivos, a logística de distribuição conta com um planejamento que visa a otimização dos processos, a precisão em suas execuções, a eficiência, dinamismo e mitigação de problemas.
Com isso, até mesmo a estocagem é beneficiada, permitindo que o fluxo de mercadorias seja adequado ao planejado, evitando armazéns vazios ou sobrecarregados, gerando um valor de serviço logístico mais competitivo e evitando perdas e danos na mercadoria ao longo de todo o percurso.
Etapas da logística de distribuição
Como citamos acima, existem várias etapas que compreendem a logística de distribuição. Escrevemos logo abaixo mais informações sobre algumas delas para explicar melhor seu funcionamento:
Gestão de movimentação
Na gestão de movimentação ou transporte, a empresa compreende qual o tipo mais adequado a ser usado para movimentar os produtos, determinado a opção que oferece mais vantagens para que o processo seja feito com rapidez e dinamismo.
Aqui também é definido se a solução mais adequada é o transporte com frota própria ou através de uma transportadora terceirizada.
Verificação de produtos e expedição
Uma etapa importante é a verificação, ou checagem, dos produtos que serão enviados. Isso ajuda a evitar que pedidos com mercadorias incorretas sejam enviadas, faltando itens ou em quantidades incorretas.
Assim, a empresa garante um maior nível de satisfação do cliente e previne erros que gerarão custos com devolução, por exemplo, garantindo que ele receba o que realmente comprou. Após a checagem, os produtos poderão se expedidos.
Administração do frete
A administração do frete contribui para garantir os menores valores para realizar as atividades logísticas, diminuindo os custos para a empresa e no repasse do custo do serviço para o cliente, seja na taxa de frete ou na aplicação de porcentagens no valor do produto.
A precisão é importante nessa etapa para evitar prejuízos para a empresa, já que taxas de envio muito elevadas podem influenciar diretamente na decisão de compra, ou taxas muito baixas podem prejudicar o negócio internamente, não resultando em lucros.
Análise e acompanhamento de indicadores
Realizar a análise de indicadores e acompanhar seus resultados é essencial para que o negócio entenda os pontos a melhorar e onde já atua da maneira ideal.
Assim, são usados cálculos de desempenho e se emitem relatórios das áreas que envolvem a logística de distribuição para alinhas as práticas de forma estratégica, isso realizado geralmente em períodos mensais para que possíveis problemas sejam identificados e corrigidos com rapidez.
Determinação de rotas
A construção das rotas de transporte é outra etapa feita com muita atenção para garantir que os prazos sejam cumpridos conforme foram determinados, entendendo o caminho mais lógico, mais seguro e que gere maior economia com os gastos que envolvem o transporte.
Isso inclui as localizações, horários das entregas, veículos que serão utilizados, gastos gerados com manutenção dos mesmos e com insumos como o combustível.
Pontos considerados para otimizar a logística de distribuição
Para que a logística de distribuição seja otimizada de forma constante, existem práticas aplicadas para reduzir custos, diminuir erros e levar o desempenho dos processos aos melhores níveis possíveis, garantindo qualidade no serviço e competitividade no mercado.
Entre elas, podemos destacar:
- Estudo e mapeamento constante sobre o funcionamento da empresa para identificar problemas na logística de distribuição, facilitando cumprir os objetivos futuros;
- Garantir a integração das equipes envolvidas para haver comunicação e produtividade de forma global;
- Criação de um mapa de distribuição para se ter uma visão ampla sobre localidades, perfis de clientes e as melhores estratégias que podem ser desenvolvidas;
- Realizar previsões da demanda que antecipem as flutuações nos pedidos, permitindo uma melhor programação de compra de produtos ou de produção.
Essas são as principais informações que você precisa saber para entender como funciona a logística de distribuição e sua importância para garantir que as empresas alcancem seus objetivos de vendas e de entrega minimizando seus desafios ao máximo!
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