Neste inverno: Doe sangue

É durante o inverno que as cidades brasileiras enfrentam os dias mais secos, com menores índices de umidade do ar, o que pode prejudicar principalmente quem já possui problemas respiratórios

Em 21 de junho inicia a estação mais fria do ano e provavelmente, é a época em que a nossa saúde deve receber ainda mais atenção. Isto porque as temperaturas mais baixas estão sempre sendo associadas com os vírus de gripe. Mas não é só isso. É durante o inverno que as cidades brasileiras enfrentam os dias mais secos, com menores índices de umidade do ar, o que pode prejudicar principalmente quem já possui problemas respiratórios. Redobrar cuidados com a higiene das mãos e com ambientes fechados e aglomerados de pessoas.

Outro problema que não está diretamente ligado às doenças, mas que afeta os hospitais, é a diminuição nas doações de sangue realizadas entre junho e setembro. Segundo a Fundação Pró-Sangue, o número de bolsas coletadas por mês durante o inverno é de quase 3 mil abaixo da média do outros meses, quando se costuma coletar até 12.500 bolsas, isto porque, além do frio desencorajar muita gente, quem sofre com as patologias respiratórias durante a estação, não consegue doar.

Que tal você se tornar um doador e fazer sua contribuição?

Lembramos que no dia 14 de junho é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue” e para celebrar a data, nada melhor que aumentarmos o número de doadores e conscientizarmos os que estão a nossa volta sobre a importância dessa simples doação.

Voltar ao Blog