Maio Amarelo: Respeito e Responsabilidade
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
Encabeçada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central. “Somos parceiros do Maio Amarelo desde a sua criação e, portanto, é uma consequência natural estarmos, neste ano, como os principais apoiadores dessa iniciativa tão relevante para a sociedade”, afirma Vander Costa, presidente do Sistema CNT. Segundo ele, a segurança no trânsito é tema central na atuação das instituições. “O SEST SENAT forma, treina e cuida da saúde dos motoristas profissionais no Brasil. E motoristas bem preparados são peça central de um trânsito seguro. Além disso, desenvolvemos ainda estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao Poder Público para que se aprimorem as condições da infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório, para promover mais segurança no trânsito brasileiro.”
Desde 2014, ano de lançamento do Movimento, o OBSERVATÓRIO prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.
Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro do ano passado, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.
O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo OBSERVATÓRIO, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.
Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.
Por isso, é tão importante que o engajamento continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual.
A Campanha
A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.
Assinada pela agência de comunicação DGCom, a mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!
Para José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.
As 23 peças publicitárias disponíveis contemplam formatos diversos como banners, outdoors, faixas, posts para redes sociais entre outros materiais para que sejam usadas em todos os canais, chegando de forma uníssona na sociedade.
A Sudoeste Apoia Este Movimento
É muito importante lembrar a todos sobre a importância de tomar os devidos cuidados no trânsito, por isso a Sudoeste Transportes apoia o Movimento Maio Amarelo.
Vamos utilizar alguns dos materiais disponibilizados pelo OBSERVATÓRIO para levar esta mensagem ao máximo numero de pessoas que pudermos.
Para finalizar, assista o vídeo oficial da campanha: