7 dicas para preparar sua carga antes do transporte

Postado há 1 ano em Dica Da Sudoeste
Confira como preparar e embalar seus produtos corretamente para um envio sem avarias.

Todos os produtores e indústrias sabem como a qualidade de produtos e insumos é importante para a prosperidade do negócio. Entretanto, a responsabilidade não para por aí. Outro fator essencial para se dar atenção é a maneira com que os produtos são embalados e preparados antes de sua coleta para a realização do transporte.

Mesmo quando a transportadora é séria e executa seu trabalho corretamente, a preparação incorreta da carga pode trazer sérios prejuízos financeiros para seu negócio, seja na inutilização dos produtos ou afetando sua qualidade.

Confira nesse conteúdo que preparamos as dicas mais importantes de como preparar sua carga antes do transporte logístico, garantindo que ela chegue ao destino final sem avarias!

1. Considere as características da carga e a embalagem ideal

Um dos primeiros passos importantes é conhecer bem seu produto para entender a melhor maneira de realizar a preparação, levando em conta as características específicas que ele possui.

Sabendo sobre detalhes de armazenamento e fragilidade, é possível determinar a embalagem de transporte ideal que vai envolvê-lo. Isso ajuda a determinar se ele precisa ser envolto por papelão, plástico, engradados, caixas metálicas ou de madeira.

Escolhendo a embalagem ideal, você saberá as dimensões corretas para acomodar os produtos dentro dela, garantindo que não se movimentem durante o transporte.

Um erro comum é embalar muitos itens juntos sem considerar o peso interno e a força exercida durante a movimentação, ainda mais quando se transporta produtos diferentes com dimensões variadas.

Embalagens reforçadas são indicadas para prevenir avarias e movimentações indevidas durante o percurso até o destino final.

Dessa forma, será possível realizar o manuseio ideal na carga e descarga, assim como a acomodação dos produtos dentro dos veículos, especificando na embalagem o limite de empilhamento, lado correto das caixas e outras características, evitando possíveis avarias.

2. Reforce a proteção e possíveis medidas de segurança

Ainda que você escolha a embalagem ideal como descrevemos acima, dependendo da carga e de sua fragilidade, é interessante considerar medidas de segurança e ferramentas de reforço para evitar danos.

Isso pode envolver fitas e amarrações para evitar a movimentação durante o transporte, que deve ser considerado junto com a transportadora escolhida para que ela siga suas recomendações.

Ainda, existem outras medidas de segurança muito usadas, como incluir isopor em placas ou fragmentado, canaletas externas nas beiradas das embalagens, plástico bolha e outros dispositivos que aumentem a segurança durante o transporte.

Utilizar fitas adesivas reforçadas e largas, envolvendo a embalagem como um todo também funciona como medida extra para garantir que a carga não amasse. Em muitos casos, a avaria da embalagem externa leva à devolução de produtos e prejuízos logísticos.

3. Sinalizar sobre cargas frágeis na embalagem de transporte

Ainda que a transportadora e os responsáveis sobre a movimentação da carga tenham conhecimento sobre o que estão transportando, nem sempre é possível saber o nível de fragilidade dos itens.

Assim, é fundamental sinalizar nas embalagens de transportes quando um produto é frágil e se exige um cuidado específico de movimentação ou empilhamento. Use um texto em destaque e com cores chamativas para indicar essa característica.

Isso pode ajudar a evitar transtornos em situações onde ocorram quedas e outros imprevistos para que a decisão correta seja tomada.

4. Realize treinamentos com sua equipe

Como a responsabilidade em embalar corretamente os produtos é de sua empresa, e não da transportadora, é fundamental que seus colaboradores entendam sobre os itens que listamos acima para poder acondicionar os itens corretamente na hora de preparar a carga para transporte.

Conscientize sobre as características e melhores maneiras na hora de preparar os produtos e lacrar as embalagens. Definir práticas padronizadas é importante, deixando quaisquer dúvidas de lado.

Se possível, garanta que seu setor logístico ou de expedição tenha um responsável por verificar se tudo está seguindo os critérios definidos antes de ser feita a movimentação para embarque da carga. Essa prática pode evitar muitos riscos e prejuízos.

Avalie também a possibilidade de incluir um representante de sua transportadora parceira nos treinamentos, a fim de que ele possa entender seus processos, conhecer seus produtos e fornecer um atendimento mais compatível com as necessidades do seu negócio. 

5. Garanta o correto manuseio durante a carga e descarga

Vários problemas acontecem quando caixas e embalagens são carregadas e descarregadas dos veículos de transporte, mesmo que estejam com as embalagens ideais. Assim, verificar as melhores práticas de carga e descarga não deixa de ser uma forma de preparar sua carga para o transporte.

Nem todas as transportadoras realizam o processo de carregar e descarregar caminhões e outros veículos, sendo essa responsabilidade de sua empresa. Assim, evite riscos e garanta que o manuseio seja feito com atenção e responsabilidade.

Os produtos não devem ser jogados e empurrados para dentro ou fora do veículo, mas movimentados com cuidado e utilizando inclusive os equipamentos corretos durante o embarque e equipamentos de proteção individual, garantindo também a segurança das pessoas envolvidas.

6. Tenha informações sobre a frota da transportadora

Ao se informar sobre a frota da transportadora escolhida, você terá informações valiosas sobre os tipos de veículos utilizados, o tipo de exposição a intempéries, temperaturas médias alcançadas durante o transporte ou se possui climatização interna.

Com esses dados, será mais fácil verificar a compatibilidade com as características de seu produto e se serão necessários ajustes sobre a escolha da frota ou cuidados extra na hora de realizar a preparação da carga.

7. Escolha uma transportadora confiável

Esse pode parecer um passo óbvio, mas que acaba sendo desprezado por muitas empresas que optam por transportadoras considerando somente o preço de transporte mais em conta.

Para garantir a segurança de sua carga, não vale só cuidar das embalagens, mas também é essencial garantir que a transportadora realize o trabalho logístico seguindo padrões de qualidade para evitar danos durante o percurso.

A redução de gastos com o transporte pode muitas vezes acabar em prejuízos maiores por cargas danificadas, ou ainda quando elas precisam ser retornadas para sua empresa quando o cliente final recusa a entrega.

Garanta que a empresa transportadora possua profissionais experientes que ofereçam suporte na resolução de problemas ou na hora de sanar dúvidas sobre as melhores práticas recomendadas por eles.

Seguindo todas essas dicas, com certeza sua empresa garantirá que o transporte das cargas seja feito corretamente, trazendo tranquilidade para todo o processo e ficando livre de vários prejuízos que acontecem no meio do caminho.

Quer receber novidades sobre as melhores práticas do setor logístico e de transportes diretamente em seu e-mail? Então, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro!

Voltar ao Blog